quinta-feira, 30 de maio de 2013

PROBLEMA DE PESQUISA
Deficiência é não enxergar nas pessoas, as suas verdadeiras eficiências




Esse último capítulo do meu memorial ficou reservado para a apresentação do meu tema de pesquisa já rascunhado tempos atrás. Foi me dado a tarefa de exercer a pesquisa, de investigar e enfim, de realizar uma pesquisa.  Este foi um momento de pesquisa, de exploração, e enfim, um momento científico que passei a entender e a praticar. Usando as palavras de Moita (1995, p113), dir-se-ia, que esse momento “põe em evidência o modo como cada pessoa mobiliza seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma à sua identidade, num diálogo com os seus contextos” (p. 113). Esse é o fio condutor da leitura, análise e discussão do meu objeto de estudo e enfim, o uso da pesquisa em si é algo valioso para a formação de todo acadêmico
O tema de pesquisa escolhido trata-se da Educação Especial.  Com o objetivo de  discutir sobre a educação especial e a forma enfim que se desenvolve o ensino para crianças com necessidades especiais, o tema apresentado para pesquisa é relevante para a compreensão do sistema educacional em toda sua complexidade, até porque, há a necessidade de  todo educador estabelecer relações com educação especial, identificar conceitos de inclusão, igualdade, diversidade e desigualdade e discorrer sobre aspectos relevantes no desenvolvimento.
A escolha desse problema surgiu após observar que a escola onde atuo como professora tem em seu ambiente diversos alunos que estão contextualizados á educação inclusiva e pela necessidade de entender como o ensino e educação devem se realizar  no caso de alunos com deficiências mais graves.
 A pesquisa tem como referencial teórico que a educação inclusiva, segundo diversos autores que estudam essa questão, (LIMA, 2004; MANTOAN, 1998; MARCHESI, 2004 e; MENICUCII, 2004), tem sido considerada, no momento atual, como um dos maiores desafios para o sistema educacional, ela representa uma verdadeira mudança de paradigma, centrado na busca de uma sociedade mais justa e igualitária na garantia dos direitos de todos os que nela vivem. Por ser um processo complexo e abrangente, a educação inclusiva apresenta as características já descritas acima. Mas, apresenta de modo mais claro a necessidade de se fazer valer o direito da criança com necessidade especial e de modo mais evidente ainda, o direito de ser diferente.
Acredito que as mudanças só acontecerão quando sociedade e escola se associarem para validar essas mudanças...  A INCLUSÃO É UM DIREITO E NÃO UM ATO DE SOLIDARIEDADE

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