quinta-feira, 30 de maio de 2013

HISTÓRIA ESCOLAR
Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como o homem que escava. “Antes de tudo, não deve temer voltar sempre ao mesmo fato, espalhá-lo como se espalha a terra, revolvê-lo como se revolve o solo.” (Benjamin, 1994, p. 239).
 
Entrego-me a essa tarefa de escrever sobre minha trajetória escolar com maior prazer. Não somente pelo prazer de escrever, mas por um sentimento maior que é o de reviver.
Nesse reencontro com minha memória, buscando por meus primeiros passos na vida escolar em um passado que parece tão presente agora, vejo que discorrer sobre isso, é ir ao encontro da Escola  quando eu tinha apenas 7 anos de idade e fui matriculada no  primeiro ano, pois nessa época ainda não tinha Educação infantil na cidade.Meu primeiro contato com a professora e os colegas, deixou-me a certeza que estudar seria não somente cumprir tarefas escolares, mas também uma forma de criar amizades, de vivenciar o que era característico na criança: brincadeiras.  O 1º ano foi o começo de uma escolarização que acredito não terminar aqui, mas que se estenderá por quanto tempo houver necessidade, pois se houve algo que aprendi ao longo desses anos, é que aprender é sempre preciso conhecer é uma necessidade e praticar tudo isso, é uma sabedoria.
Depois de dois anos em uma escola na cidade, meus pais se mudaram para zona rural onde estudei dois anos em uma escola multisseriada. Nesta escola, apesar dos recursos serem mais escassos, não faltou aprendizagem e esforço por parte dos professores e meu interesse continuou o mesmo.
Quando terminei o ensino fundamental, parei os estudos para retornar somente 10 anos depois. O sonho adormeceu, mas não morreu e voltei á escola já adulta e mãe. Terminei o ensino médio quando tive meu último filho e vivi durante esse tempo alguns conflitos que não derrubaram minha vontade de voltar á escola. Assim, 15 anos depois do ensino médio fiz minha inscrição no vestibular e agora vejo aproximar cada vez mais o fim e o início de uma nova fase na minha vida educacional.
ACREDITEI QUE SERIA POSSÍVEL... E HOJE VEJO QUE MEU SONHO ESTÁ PERTO, MUITO PERTO DE SE REALIZAR COMPLETAMENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário