quinta-feira, 30 de maio de 2013

F ATOS MARCANTES 
As crianças formam seu próprio mundo das coisas, mundo pequeno inserido em um maior (Benjamin, 1994, p.

2.1  A faculdade.
Ao pensar sobre o que escrever nessa parte do memorial, percebo que poderia descrever uma trajetória escolar sem espaço para dúvidas, incertezas e dificuldade quanto a escolha da faculdade e do curso.  A escolha do curso foi fácil. Eu sempre soube que queria lidar com a educação, e ser professora enfim. Escolher a faculdade também foi tarefa fácil. O nome me chamou atenção, e ao perceber que essa oferecia todos os requisitos necessários ás minhas condições e que eu poderia estudar e estudar sem ser necessário uma mudança de cidade, decidi que seria nessa faculdade que iria prestar vestibular.
A faculdade trouxe desde o início, uma série de conhecimentos e experiências. Percebi que tinha escolhido o curso certo e acho que a Educação é fator fundamental na vida das pessoas. Acreditando nisso, procurei viver todas as experiências com muita atenção e sempre tive Paulo Freire como guia para minhas percepções. Acredito muito em seus dizeres e quando ele mostra a necessidade da responsabilidade, do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha competência, autoridade e liberdade e quando defende a necessidade de exercermos nossa autoridade docente com a segurança fundada na competência profissional, aliada à generosidade.
Assim, vivi tudo o que a faculdade ofereceu e acredito que todos os fatos foram marcantes. É como uma colcha de retalho onde cada experiência é um retalho que completa. No entanto, a prática de estágio foi para mim o centro dessa colcha de conhecimentos, pois foi nessa parte que concretizei os conhecimentos, que vivenciei a realidade mais de perto e percebi que de fato estava no caminho certo. Foi ai também que vi que mais uma vez Freire estava certo quando diz que “Educar não pode tudo, mas pode alguma coisa”. Se o educador realmente o quiser pode alguma coisa, ou até muito mais.” (Freire,2001)
Ao buscar na minha memória todos os fatos vividos durante o meu período de formação acadêmica e refletindo sobre as oportunidades que me chegaram por meio dessa formação, sou forçada a concordar com Soares (1991), quando a mesma diz que ““ Na lembrança, o passado se torna presente e se transfigura contaminado pelo aqui e o agora. “Esforço-me por recuperá-lo tal como realmente e objetivamente foi, mas não posso separar o passado do presente, e o que encontro é sempre o meu pensamento atual sobre o passado, é o presente projetado sobre o passado” (SOARES, 1991, p.37). Não me parece que vivi as coisas todas que escrevo aqui, mas que estou vivendo e na verdade, é isso

Sem comentários:

Enviar um comentário